Que vantagem há em ganhar o mundo inteiro, mas perder ou destruir a própria vida?
Lucas 9:25
Interessante como são as coisas, estava a alguns dias perguntando ao Senhor sobre o que escrever e hoje acabo de assistir o filme que conta a historia do famoso rei do rock Elvis Presley, durante o filme e depois voltando para casa o Espírito Santo me fez refletir sobre algumas coisas que quero deixar registrado aqui. Esse versículo me saltou a mente: Que vantagem há em ganhar o mundo inteiro, mas perder ou destruir a própria vida? Lucas 9:25
Elvis, um homem que ganhou o mundo inteiro, uma lenda, um astro, um fenômeno que ultrapassa gerações, no entanto, quando observamos por trás de todo esse estrelato, por trás dessa fama inegável o que vimos em tela? Um homem solitário, perdido, em busca de algo que ele não entendeu o que era, que nem todo dinheiro do mundo que ele conquistou pôde responder, preso como ele dizia em sua música:
Folsom Prison Blues
“Eu ouço o trem chegando Está passando pela curva
E não tenho visto a luz do sol desde
Nem me lembro quando. Estou preso na
Prisão de Folsom, e o tempo continua se arrastando
Mas aquele trem continua indo até San Antone”
Este versículo de Lucas 9-25 fez todo sentido para o que esse filme retratou. Mais ainda, o que observamos na tela foi a prisão de um homem em sua própria vida totalmente enredada pelo pecado, pelo controle não só do coronel, mas indo mais além, o controle exercido pelo inimigo de nossas almas, que é tão real quanto se pode ver, o diabo.
Pois nós não lutamos contra inimigos de carne e sangue, mas contra governantes e autoridades do mundo invisível, contra grandes poderes neste mundo de trevas e contra espíritos malignos nas esferas celestiais. Efésios 6:12 NVT
A grande verdade é que quando não estamos firmados em Deus, tendo ele como único Senhor de nossas vidas ficamos perdidos, buscando sempre preencher o vazio da alma com coisas ou pessoas que jamais poderão preencher. Estando vazios e perdidos podemos ser presas fáceis para o diabo.
Estejam atentos! Tomem cuidado com seu grande inimigo, o diabo, que anda como um leão rugindo à sua volta, à procura de alguém para devorar.
1 Pedro 5:8
Foi exatamente o que aconteceu com Elvis, apesar de ter uma família ele teve que lidar desde cedo com a dura realidade desse mundo e as aflições que todos estamos destinados a viver enquanto estivermos aqui, mesmo conhecendo de certa forma Deus, a ilusão que o pecado e o mundo “ideal” que satanás oferece com todos os prazeres da fama, dinheiro, status e até o justo desejo de dar uma vida melhor para sua família no fim falaram alto demais em seus ouvidos.
Não sei se era mesmo a realidade da sua vida, mas havia algo de intrigante na sua relação com sua mãe, uma necessidade de aprovação, de satisfazê-la de torná-la mais feliz e ele acreditava que podiam ser as coisas materiais que fariam isso, mas no fundo acredito que tudo que a mãe dele mais queria era tê-lo por perto, era não vê-lo se perder em tudo que esse mundo de ilusão estava oferecendo. Quanto mais ele seguiu por esse caminho mais ele se afastou do que verdadeiramente importa: família.
A perda da mãe em um contexto delicado foi algo que o impactou profundamente e posteriormente ele relata em uma cena o quanto essa perda o deixou abalado e perdido e como é nesse momento de vulnerabilidade que pessoas podem te influenciar a fazer coisas que no fundo você não quer e isso te faz se perder de quem você realmente é.
O que fazer quando você se depara com as aflições inevitáveis da vida que surgem no caminho como a perda de alguém ou até suas escolhas e o que elas te tornaram? O que fazer quando tudo dá errado e você se encontra mais perdido do que quando estava quando aquela situação adversa aconteceu e te tirou do eixo? O filme responde: voltar a origem ao início de tudo.
Veja até onde você caiu! Arrependa-se e volte a praticar as obras que no início praticava.
Apocalipse 2:5
Quando você se viu perdido e um caminho que não era para você seguir se abriu e você decidiu seguir por ele e quando chegou lá se deu conta do que fez, se deu conta de como você se perdeu de quem realmente é. Você pode ter ou ainda estar se perguntando o que fazer?
Voltar! Voltar à origem e refazer o caminho é a melhor coisa a se fazer do que continuar pelo caminho errado e perder a sua vida. E onde está a origem? Como voltar?
O filho pródigo pode nos ensinar algo sobre isso:
Embora quisesse saciar a fome com as vagens dadas aos porcos, ninguém lhe dava coisa alguma.
“Quando finalmente caiu em si, disse: ‘Até os empregados de meu pai têm comida de sobra, e eu estou aqui, morrendo de fome.
Vou retornar à casa de meu pai e dizer: Pai, pequei contra o céu e contra o senhor,
e não sou mais digno de ser chamado seu filho. Por favor, trate-me como seu empregado’.
“Então voltou para a casa de seu pai. Quando ele ainda estava longe, seu pai o viu. Cheio de compaixão, correu para o filho, o abraçou e o beijou.
Lucas 15:16-20
É preciso coragem para sair de onde está e voltar, para entender que voltar não é retroceder, mas avançar para viver o que de fato Deus sonhou para você. Sabe onde está a origem? Para onde voltar? A origem está no PAI, na casa do pai, em entender a sua verdadeira identidade: A IDENTIDADE DE FILHO AMADO DO REI.
A luta que enfrentamos para voltar à origem não é fácil e Elvis percebeu isso, ele decide voltar a cantar como fazia no início lutando contra a dominação do coronel, ele se esforça, a questão é que o coronel não iria deixá-lo sair tão fácil assim e percebemos como ele o enreda com promessas e ilusões do tipo: fica mais um pouco, faz mais isso e depois você segue depois você vai poder voar como quiser.
O que Elvis custou a enxergar e é o que muitos custam a enxergar e entender é que o preço do pecado é alto demais, a armadilha e engano do pecado pode ser tão grande e tão difícil de enxergar e sair que quando se dá conta pode ser tarde demais como foi para o Elvis. Quando ele finalmente se dá conta de como estava sendo sugado e decide sair dessa condição ele descobre que já estava preso demais para sair e sem forças, sem sua família, ele se vê completamente sozinho, só o que restou foi se entregar aquela situação e ao fim, literalmente perder a sua vida.
Pois o salário do pecado é a morte, mas a dádiva de Deus é a vida eterna em Cristo Jesus, nosso Senhor.
É um paradoxo ver que ele tinha tudo que o dinheiro pode comprar, ele tinha os aplausos de multidões, era um ídolo, mas no fim quando saía do palco, quando deitava a cabeça no travesseiro e era só o Elvis, a realidade era vazia e dura demais para lidar, de forma que ele tinha que dormir para esquecer, para não encarar e só voltar na próxima apresentação do personagem que ele interpretava.
E isso me faz questionar, quem somos quando deitamos a cabeça no travesseiro a noite e ficamos sozinhos com nós mesmos? Quem você é quando ninguém esta olhando, quem você é por trás da foto da rede social? Por trás do título que você conquistou em uma universidade? Quem você é por trás do trabalho que você acha que te define? Quem você é diante da sua família? Quem verdadeiramente você é? O que te define? O que te move a acordar todo dia de manhã e viver a vida que você está vivendo?
Você acha que o seu trabalho te define e te completa? Ou os amigos que você tem hoje? Sua família? Seus títulos? Seu ministério? Sua casa? Seu carro e demais bens materiais? Sua dor? Admiração e aplausos das pessoas ou os likes da sua rede social? Não sei o que você pode achar que te define ou dá sentido a sua vida, mas podemos refletir no seguinte: Um dia o seu chefe pode achar que você não oferece mais o mesmo resultado e decidir te substituir, um dia os amigos que agora você tem podem te abandonar, se mudar e seguir outro caminho, um dia você pode perder alguém importante da sua família, alguém que você ama pode decidir seguir o caminho sem você, um dia seu ministério pode acabar, o dinheiro e os seus bens podem não resistir a uma crise e acabar, os aplausos das pessoas pode ser substituído por um cancelamento, não sei, muitas coisas podem acontecer que não podemos prever ou impedir.
Mas tem algo que nunca vai mudar. O amor de Deus por você e a sua verdadeira identidade de FILHO isso nunca vai mudar e eu poderia citar muitos versículos que comprovam isso:
Não amem o dinheiro; estejam satisfeitos com o que têm. Porque Deus disse: “Não o deixarei; jamais o abandonarei”.
Hebreus 13:5Mesmo que meu pai e minha mãe me abandonem, o Senhor me acolherá.
Salmos 27:10O rei proclama o decreto do Senhor : “O Senhor me disse: ‘Você é meu filho; hoje eu o gerei.
Salmos 2:7
O pecado, o amor ao dinheiro, o amor aos fãs, a evidente necessidade de Elvis por adoração e talvez até de achar que estava cumprindo um propósito ao dar as pessoas o que elas queriam. Dar tudo de si tirou tudo dele.
Eu me lembro de Jesus diante da multidão que o apertava que queria o que ele podia dar cura, milagres, porém poucos queriam segui-lo genuinamente até o fim, a mesma multidão que o aplaudiu em um momento gritava crucifica em outro, mas uma coisa era lindo de ver, ele sabia sua identidade ele sabia pra onde ir depois de encontrar a multidão, ele ia para a presença do pai, do único que verdadeiramente podia preenchê-lo como também a nós.
“Tendo despedido a multidão, subiu sozinho a um monte para orar.” Mateus 23-13
Esse é o nosso lugar! Sabe, não sei se o Elvis teve alguém que lhe disse que havia esperança para sua situação, que havia alternativa para sair dessa prisão em que ele se encontrava. Talvez alguém tenha lhe dito isso de alguma forma como quando Jesus disse o que fazer para aquele homem rico.
Certa vez, um homem de alta posição perguntou a Jesus: “Bom mestre, que devo fazer para herdar a vida eterna?”.
“Por que você me chama de bom?”, perguntou Jesus. “Apenas Deus é verdadeiramente bom.
Você conhece os mandamentos: ‘Não cometa adultério. Não mate. Não roube. Não dê falso testemunho. Honre seu pai e sua mãe’.”
O homem respondeu: “Tenho obedecido a todos esses mandamentos desde a juventude”.
Quando Jesus ouviu sua resposta, disse: “Ainda há uma coisa que você não fez. Venda todos os seus bens e dê o dinheiro aos pobres. Então você terá um tesouro no céu. Depois, venha e siga-me”.
Ao ouvir essas palavras, o homem se entristeceu, pois era muito rico.
Lucas 18:18-23
Elvis pode não ter tido alguém que lhe dissesse essa verdade ou talvez ele tenha chegado a um ponto em que era tarde demais e toda a esperança que poderia ter restado nele tenha morrido. Enfim, não sabemos, mas uma coisa eu sei e posso dizer HOJE para mim mesma e para quem puder ouvir, ainda há esperança para essa situação, é possível sair desse lugar de escravidão que o pecado possa ter te aprisionado. Mas para sair disso é necessário tomar uma decisão, abrir mão do pecado e do “prazer” momentâneo que ele oferece e se entregar a um verdadeiro arrependimento reconhecendo Jesus como seu Senhor e Salvador.
Tem uma frase que diz: “Às vezes é necessário estar disposto a perder tudo para ganhar o que Deus preparou para nós”. Os sonhos de Deus são maiores e melhores que os nossos, vale a pena abrir mão do que você acha que é bom para viver o que ele tem para você. A paz que se tem mesmo com tudo desmoronando a sua volta, mesmo diante de circunstâncias que não fazem sentido algum, mesmo diante dos maiores desafios, não tem dinheiro no mundo que pague. Nada nem ninguém pode dar verdadeiro sentido a essa vida do que acordar para viver os planos dele, do que ter ele ao seu lado dizendo a cada passo qual caminho seguir e confirmando a cada dia que você está no caminho certo.
Um só dia em teus pátios é melhor que mil dias em qualquer outro lugar. Prefiro ser porteiro da casa de meu Deus a viver na morada dos perversos.
Pois o Senhor Deus é nosso sol e nosso escudo; ele nos dá graça e honra. O Senhor não negará bem algum àqueles que andam no caminho certo.
Ó Senhor dos Exércitos, como são felizes os que confiam em ti!
Salmos 84:10-12
Uma triste realidade, a vida de Elvis, foi grandiosa aos olhos do público, mas infeliz na sua privacidade. Aparentemente ele ganhou o mundo inteiro, mas talvez tenha perdido o que tinha de mais preciso, a própria alma. Só Jesus pra remover as escamas que nos cegam quando em pecado, e direcionar nosso retorno a nossa origem, ao nosso propósito determinado por Deus 🙏🏽❤️🔥