Faz algumas semanas que me deparei com um salmo que chamou minha atenção para algo que quero deixar registrado. Qual o verdadeiro anseio da minha alma? Como e onde saciar esse anseio?
Das profundezas a ti clamo, ó SENHOR.
Senhor, escuta a minha voz; sejam os teus ouvidos atentos à voz das minhas súplicas.
Se tu, Senhor, observares as iniquidades, Senhor, quem subsistirá?
Mas contigo está o perdão, para que sejas temido.
Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.
A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã.
Espere Israel no Senhor, porque no Senhor há misericórdia, e nele há abundante redenção.
E ele remirá a Israel de todas as suas iniquidades.
Salmos 130:1-8
Não sabemos o autor e o contexto exatamente desse salmo, mas podemos inferir dele que se trata de uma alma desesperada para ser ouvida, perdoada e redimida. Esse é o anseio de todos nós em muitos momentos de nossas vidas. O que me chamou a atenção quando recebi esse salmo de uma amiga é o trecho:
Aguardo ao Senhor; a minha alma o aguarda, e espero na sua palavra.
A minha alma anseia pelo Senhor, mais do que os guardas pela manhã, mais do que aqueles que guardam pela manhã.
Salmos 130:5,6
No momento em que li esse trecho eu estava tarde da noite depois de estudar e fazer minhas atividades terminando de assistir trechos de programas que gosto no youtube um momento que chamo de tempo de ócio, momento para “distrair” e nesse ínterim o Espírito Santo me chamou a atenção sobre o tempo que eu estava dedicando a ele e tive dois sentimentos muito fortes: constrangimento e saudade.
Nessa caminhada de relacionamento e intimidade com Deus passamos por muitas situações e em muitos casos como o meu, iniciamos nossa busca pelo Senhor para ter algo que desejamos muito e durante o processo, nosso Pai vai alinhando nossas prioridades e expectativas e nossa alma vai se acalmando e aprendendo a se satisfazer nele.
O tempo vai passado e o desespero pelo milagre vai dando lugar a um relacionamento sólido de entrega, confiança e espera que no tempo certo tudo que foi dito vai acontecer uma vez que Deus não mente.
Entretanto, nesse “passar” do tempo o Senhor vai nos direcionando a novos sonhos, projetos e vamos caminhando com ele desenvolvendo o que ele vai nos ensinando. Nessa correria dos nossos dias por vezes alguns hábitos podem se perder se não vigiarmos.
No momento que li esse salmo o Espírito Santo me levou como em um filme, a um momento atrás, no início da minha busca quando eu colocava um louvor e dançava e cantava para ele na sala, chorava nos dias difíceis e sorria com ele nos dias que aprendia uma coisa nova, foi um misto de constrangimento por dar a ele nesses dias atuais apenas um restinho de tempo cheia de sono, isso quando já não ia deitando e falando Pai já esta tarde, amanha de manhã conversamos melhor no nosso momento “ritual” enquanto eu gastei minutos e horas com coisas superficiais e que de forma alguma preenchem como a presença do Senhor.
Ao mesmo tempo o constrangimento deu lugar a um sentimento de saudade desse momento e senti aquele quentinho no coração de saudade e amor no qual decidi não importar com o tempo, sentar no tapete da sala adorar o Senhor e só agradecer curtindo aquele momento especial, sabe, foi tão bom que depois desse dia naturalmente esses dias e momentos voltaram a acontecer e a minha oração tem sido: Pai não me deixe acostumar com a sua presença e com os momentos contigo de tal forma que o devocional se torne mecânico para cumprir um protocolo, que os momentos de oração e intimidade não sejam 5 minutos no final da noite, mas o tempo necessário em qualquer hora do dia.
É muito fácil se perder com as rotinas do dia, se “acostumar” com coisas tão maravilhosas como saber que o Deus criador do universo está falando com você já que agora você entendeu que ele é seu pai, sim ele é meu pai, meu melhor amigo, meu marido, meu Senhor e meu DEUS e não posso perder o temor da santidade de que ele é infinito e me surpreende a cada dia.
A nossa carne grita por estar longe de Deus por aquilo que não é do Senhor e por colocar coisas, pessoas e a própria religião acima de Deus, mas NADA substitui um tempo de qualidade e intimidade com Deus, esses momentos só você e ele onde você pode deitar no colo e sentir ele te abraçando e te amando como ninguém jamais poderá te amar.
Tem uma música que diz assim “Quero ser como criança, te amar pelo que és, voltar a inocência…” que tenhamos a pureza do amor de uma criança que confia plenamente e não vive sem a presença do pai, que precisa dele em cada instante do seu dia.
Sabe a espera? Ela pode ser por muitas coisas: uma cura, justiça de Deus, um bem material, um emprego, um filho, um casamento, um ministério, um milagre, um propósito. Mas aprendi e creio que não há espera mais essencial do que a espera de uma alma para ser saciada pela presença e graça do seu criador e Senhor.
Engraçado que quando iniciei a escrita desse texto não conclui para fazer o post a mais de um mês atrás e hoje o Senhor me impeliu a concluí-lo acrescentando o trecho de uma pregação que assisti ontem a noite no congresso Despertando Leoas que aconteceu no centro de convenções daqui de Vitória.
A pregação da cantora Ana Nóbrega trazia o seguinte texto de Cantares:
“Quem é essa que se levanta como o amanhecer, bela como a lua, brilhante como o sol, majestosa como um exército com bandeiras ao vento?”.
Desci ao bosque das nogueiras e fui ao vale ver as novas plantas, ver se as videiras tinham brotado e se as romãs tinham florescido.
Cânticos 6:10,11
No verso 10 a amada é elogiada pelo amado e no verso 11 ela diz que desce ao bosque das Nogueiras e ao vale para ver novas plantas para ver algo novo. O que me chamou atenção na fala dela é que o Espírito Santo já vinha ministrando ao meu coração sobre o encontro com Deus e o novo que ele tem para mim, que para encontrar com ele é necessário descer, se prostrar e aprender. Esse lugar de encontro com o Senhor é o que verdadeiramente proporciona a uma mulher de Deus a cura e a estabilidade que ela precisa para viver o novo de Deus e esse novo é que me intrigou, na pregação ela falava sobre os sonhos e os projetos que Deus tem para nós quando nos rendemos a ele.
Mais uma confirmação de tudo que o Senhor vem me falando sobre os sonhos dele serem maiores e melhores que os meus. Engraçado que quando eu não conhecia o Senhor como agora, eu lembro que havia um vazio, uma falta de perspectiva, de sonhos, pensava em uma vida medíocre, pequena, trabalhar, ter uma família e ir vivendo os dias sem grandes projetos.
Contudo, quando você passa a caminhar com Deus e ele vai te confiando os projetos dele uma chave vira e você começa a pensar no futuro de forma diferente. Não que meus sonhos não sejam bons, eles são e também são da vontade de Deus, mas eu passei a enxergar tudo diferente, não mais como: “nossa estou ficando velha”, mas sim “nossa quantos anos ainda tenho pela frente se Deus permitir, quantos projetos e sonhos ele ainda pode me confiar para ajudá-lo a serviço do reino, não há tempo a perder” e com isso vem uma força, coragem que te faz olhar para sua vida sobre nova perspectiva.
Posso dizer que tenho tido o privilégio de já ver Deus confiando projetos a mim, confiando novos frutos da videira e novas romãs. É como se os projetos dele fossem cada um parte de um grande cordão de pérolas ou pedras preciosas e ele na sua infinita bondade e misericórdia olhasse para mim e dissesse: “filha estou te entregando a pedra daquelas crianças para você amar e ensinar sobre mim; agora te entrego a pérola do blog para você escrever ser curada e curar, mostrar a outros que eu falo em todo tempo e em todo lugar; filha agora te entrego mais uma pérola, os meus filhos feridos das ruas para você falar do meu amor, ser minhas mãos e meus pés ai na Terra para ajudá-los a chegar até mim.
É simplesmente lindo descer ao bosque receber cura e sair de lá com novos frutos para compartilhar e entregar, é um privilégio e também uma grande responsabilidade. Pai eu só posso dizer muito obrigada por absolutamente tudo, por me mostrar que os teus sonhos e projetos são muito mais legais e maravilhosos do que um dia eu pensei que os meus pudessem ser.
Oro para que a minha alma anseie assim como a corça pelas águas pela presença daquele que é único e digno de toda honra glória e louvor, que o meu e o seu coração estejam inclinados para amar a Deus e estar disponível em todo tempo para aprender e servir aos propósitos dele e assim como os anjos na visão de Isaías, por mais que o tempo passe que eu continue olhando para ele e me admirando do seu amor, poder e majestade.
Serafins estavam por cima dele; cada um tinha seis asas; com duas cobriam os seus rostos, e com duas cobriam os seus pés, e com duas voavam.
E clamavam uns aos outros, dizendo: Santo, Santo, Santo é o Senhor dos Exércitos; toda a terra está cheia da sua glória.
Isaías 6:2,3