Acredite em mim! O lugar onde você mais foi ferido será o lugar onde Deus mais vai te usar para curar.

Acredite em mim – O rapto de Lisa Mcvey é um filme de 2018, baseado em fatos reais que conta a história de uma garota de 17 anos que na noite em que planeja tirar a própria vida, é sequestrada e mantida em cativeiro por aproximadamente 26 horas, ela se vê em uma situação de vida ou morte na qual luta para sobreviver, até que finalmente consegue convencer seu agressor a libertá-la, entretanto, quando retorna para casa ninguém acredita em sua história exceto um detetive, que suspeita que ela foi sequestrada por um serial killer. ALERTA DE SPOILER

https://www.netflix.com/br/title/81447496

Sempre peço orientação ao Espírito Santo sobre o que ele quer que eu escreva e reflita, então no domingo dia 06/02/22 voltando de Santa Teresa recebi uma mensagem de uma colega do trabalho me indicando esse filme,  achei meio do nada assim e logo pensei “Deus será que é esse o próximo filme para escrever?” rsrsrs, enfim chegando em casa resolvi colocar o filme para assistir pela Netflix.

Confesso que quando compreendi do que se tratava a história me veio um choque, algumas cenas pesadas que até passei rápido para não ver, depois fiquei pensando, imagina essa garota vivendo na pele tudo isso, querendo pular essa fase da sua história mas por não ser um filme em que poderia pular com um clique de controle remoto ela teve que viver cada minuto desse período sombrio. Imagina quantas mulheres vivem esse drama e também não podem pular essa parte de suas histórias. Difícil mensurar a dor que essas crianças, adolescentes, mulheres viveram.

Lisa foi uma garota rejeitada pela mãe e encaminhada por esta, para a casa de sua avó para viver com ela e ajudá-la no que fosse necessário, porém, ao chegar a essa casa deparou-se com uma triste realidade, que muitas crianças e adolescentes infelizmente se encontram, a triste realidade do abuso sexual.

Depois de algum tempo vivendo nessas circunstâncias tão dolorosas, Lisa decide que colocar fim em sua vida seria sua melhor opção, o que ela não imaginava era que o que estava ruim ficaria pior.

Sequestrada por um serial killer ela viveu horrores inimagináveis, o que ele e ela não sabiam era que Lisa era muito mais forte do que imaginava diferente das outras vítimas ela não resistiu ao ataque, o desejo de viver veio a tona e ela só pensava em sobreviver, conseguiu com muita inteligência e perspicácia convencer o homem a libertá-la, antes porém, deixou e reuniu o máximo de provas possíveis que pudessem ajudar a polícia a pegar o criminoso.

Ao voltar para casa e falar com a polícia ela se depara com mais uma provação, a de convencer as pessoas do que aconteceu. Foi chocante ver policiais mulheres não acreditarem na historia dela por ela estar detalhando demais os fatos, oi? É isso mesmo? A vítima tem que convencer que foi vítima?

Porque era mais fácil acreditar que ela fugiu ou estava na farra com amigos do que acreditar que o que ela estava falando era verdade? Só porque ela não estava nas condições “esperadas” por uma vítima? Enfim, o fato foi que graças a Deus um detetive decidiu acreditar e isso levou a uma reviravolta que ninguém poderia imaginar.

Durante uma entrevista à Fox 13, Lisa explicou que imediatamente após ser sequestrada começou a orar a Deus para sobreviver.

Descrevendo o cenário logo após finalmente ser liberta, Lisa disse:

“Então ele foi embora. Puxei minha venda para baixo, e a primeira coisa que vi foi este lindo e lindo carvalho. Foi nesse momento que eu soube que minha vida estava prestes a mudar para o bem. Eu vi os ramos da nova vida.”

https://temalguemassistindo.com.br/acredite-em-mim-a-historia-de-lisa-mcvey-e-baseado-em-fatos-reais-entenda-a-historia-por-tras-do-filme-na-netflix/

Ao ler esse relato da historia da verdadeira Lisa, não tem como não se emocionar. O carvalho que ela viu era Deus dizendo para ela “eu vou fazer algo novo com tudo que você viveu”.

Se ainda sobreviver uma décima parte, um remanescente, ela será invadida outra vez e queimada. Mas, assim como o terebinto e o carvalho deixam um toco quando cortados, o toco de Israel será uma semente santa”.

Isaías 6:13

Acredite em mim! O lugar onde você mais foi ferido será o lugar onde Deus mais vai te usar para curar.
Acredite em mim! O lugar onde você mais foi ferido será o lugar onde Deus mais vai te usar para curar.

O carvalho é uma árvore que, quanto mais temporais e tempestades enfrenta, mais forte fica. Suas raízes penetram mais profundamente no solo e seu caule se torna mais robusto, sendo quase impossível uma tempestade arrancá-lo, ou derrubá-lo. Assim Deus comparou o povo de Israel, eles enfrentaram grandes provações, mas do toco que restasse o Senhor faria brotar novamente sua amada nação.

Assim é a nossa vida, todos nós em algum momento da vida passou, esta passando ou passará por tempestades que podem tirar o nosso chão e nos fazer querer desistir de tudo. Vergonha, humilhação, dor, rejeição, abuso, inúmeras são as situações/tempestades que podem surgir. Impossível impedir que situações assim fora do nosso controle surjam em nossas vidas, a única coisa que conseguimos controlar são as nossas reações ao que fizeram conosco, como lidar com isso, o que fazer diante de situações tão terríveis como essa que Lisa passou?

Ao refletir nessa historia achei impossível não se lembrar de Jose, rejeitado por aqueles que deveriam cuidar dele (seus irmãos mais velhos), vendido como escravo, traído e machucado. Ele não se deixou vencer, se agarrou a Deus e sua fé, era correto e honesto em tudo que fazia, sempre se destacando por onde passava porque o Senhor era com ele. Como não bastasse ser vendido como escravo, foi lançado na prisão por fazer o que era correto e não aceitar se deitar com a esposa de seu senhor. Assim como Lisa ele sofreu a injustiça de fazer o certo, de falar a verdade e ninguém acreditar nele.

José suportou esse tempo difícil mantendo sua fé no único Deus, mesmo na prisão se destacava em tudo que fazia,  José não permitiu que  o que fizeram com ele mudasse a sua essência e sua conduta,  buscou ser o melhor em tudo que fazia e onde era colocado. O Senhor deu a ele posteriormente a interpretação do sonho do copeiro e do padeiro de faraó no capítulo 40, porém, foi esquecido por mais dois anos, não era o tempo de sair, o tempo era de suportar a provação e perseverar crendo que um tempo melhor viria. E esse tempo após aproximadamente 13 anos chegou e com ele dupla honra como podemos confirmar pelo texto de gênesis capitulo 41.

Anos mais tarde, agora como governador do Egito ao reencontrar seus irmãos Jose faz algo que surpreende a todos.

“Cheguem mais perto”, disse José. Quando eles se aproximaram, José continuou: “Eu sou José, o irmão que vocês venderam como escravo ao Egito.
Agora, não fiquem aflitos ou furiosos uns com os outros por terem me vendido para cá. Foi Deus quem me enviou adiante de vocês para lhes preservar a vida.
A fome que assola a terra há dois anos continuará por mais cinco anos, e não haverá plantio nem colheita.
Deus me enviou adiante para salvar a vida de vocês e de suas famílias, e para salvar muitas vidas
Portanto, foi Deus quem me mandou para cá, e não vocês! E foi ele quem me fez conselheiro do faraó, administrador de todo o seu palácio e governador de todo o Egito.

Gênesis 45:4-8

Quando entendemos que nossa vida está no controle de Deus, compreendemos que mesmo das circunstancias mais difíceis Deus pode fazer algo novo e surpreendente, tudo que José passou o tornou mais forte, o caráter de cristo foi forjado nele e no lugar em que ele mais foi ferido,  machucado,  Deus o usou para curar. Cada passo de dor que José deu, conduziu-o ao seu propósito e a um lugar de honra

Quando Deus nos compara ao carvalho ele nos leva a enxergar que o carvalho e sua reação às tempestades é um exemplo a ser analisado e seguido, mesmo passando pelas piores tempestades ele se  determina  não sair da sua posição e quebrar, ainda que seja derrubado, devido suas raízes profundas adquiridas em cada tempestade é muito difícil arrancar o toco que resta e esse toco  leva o carvalho a brotar e crescer novamente.

Voltando a historia da Lisa, foi exatamente isso o que aconteceu, como é possível ver no final do filme e pesquisando sobre a historia real vemos que Lisa se tornou policial e trabalha no setor especializado no combate a crimes sexuais e na proteção de crianças. Ela também trabalha como oficial de recursos do ensino médio e usa sua história para ensinar aos alunos como lidar com situações potencialmente perigosas. No lugar em que mais foi ferida Lisa é usada para trazer cura através de sua história,

Olhando para essas incríveis historias podemos parar e pensar o que faremos com o que fizeram conosco? Muitas podem ser as alternativas, entretanto, Jesus é o único que pode pegar a sua dor e por pior que ela seja, transformar em algo incrível, fazer dela um instrumento de cura e restauração. As cicatrizem ficarão, mas como uma cicatriz de um machucado de infância que ao tocar não dói mais, elas te lembram de onde Jesus te tirou  e o que ele fez e pode continuar fazendo por você. Deus é especialista em restaurar e curar basta pedir, entregar tudo a ele e permitir que ele faço algo totalmente novo com o que você viveu.

Deixe um comentário