Estratégias de Deus para batalhas!

Estratégias de Deus para batalha! 3 lições aprendidas com Davi.

Como cristã sei que estamos nesse mundo de passagem, nossa casa não é aqui, porém, enquanto estivermos neste lugar também estaremos submetidos às leis que governam esse mundo. Precisamos estar preparados para enfrentar batalhas e saber quais estratégias para batalha usar de acordo com cada situação.

“Sabemos que somos de Deus e que o mundo todo está sob o poder do Maligno.”

1 João 5:19

Está muito claro para mim que estamos em uma guerra contínua, desde o dia em que aceitamos Cristo como nosso Senhor e Salvador e passamos das trevas para a luz, mudando nossa posição, declaramos guerra àquele que tem poder sobre esse mundo.

Para nos mantermos firmes e de pé nesta guerra, podemos aprender com Davi as táticas de batalha que lhe trouxeram grandes vitórias.

Sabemos que Jesus já venceu essa guerra e que nós vencemos com ele, temos o direito conquistado por ele de viver a eternidade ao seu lado. Nosso objetivo nessa luta é desfrutar da vida abundante que Deus nos prometeu enquanto aguardamos nosso retorno para casa, não permitindo que esse inimigo nos impeça de viver essa realidade.

Em 1ªCrônicas capítulo 14, versículos 8 a 17, a Bíblia nos apresenta dois confrontos entre Davi e seu exército contra os filisteus, inimigos do povo de Israel, foram dois ataques em curto intervalo de tempo.

 No primeiro, ao saber da investida que estava se aproximando Davi consulta ao Senhor e lhe pergunta se deve ir e lutar ou não, e Deus diz a ele que vá, pois entregaria os inimigos em suas mãos. Davi obedecendo a direção de Deus vai de encontro a esses inimigos e tudo acontece conforme Deus lhe falou.

Logo depois, os filisteus planejam outro ataque e sabendo disso o que Davi faz? Consulta novamente ao Senhor e dessa vez Deus diz a ele:

“E tornou Davi a consultar a Deus; e disse-lhe Deus: Não subirás atrás deles; mas rodeia-os por detrás, e vem a eles por defronte das amoreiras;
E há de ser que, ouvindo tu um ruído de marcha pelas copas das amoreiras, então sairás à peleja; porque Deus terá saído diante de ti, para ferir o exército dos filisteus.
E fez Davi como Deus lhe ordenara; e feriram o exército dos filisteus desde Gibeom até Gezer.”

1 Crônicas 14:14-16

Davi era um homem corajoso e experiente nas batalhas, sabia que Deus era com ele, poderia ter confiado em sua própria força e se valido da sua recente vitória para seguir novamente e enfrentar os filisteus sem consultar o Senhor, porém, ele sabia que a vitória de ontem não garante vitória hoje.

Se eu me esquecer do Senhor e não incluí-lo em meus planos a derrota é inevitável.

Davi sabia que poderia ter o exército do mundo inteiro ao seu dispor, mas sem a presença de Deus nessa batalha a vitória seria impossível. Além disso, a estratégia de Deus para essa nova batalha com o mesmo inimigo era completamente diferente, se Davi não tivesse buscado direção ele não teria sido bem sucedido.

3 coisas que podemos aprender com essa história:

  1. A vitória de ontem não me garante vitória hoje: Não importa quanto conhecimento e tempo de caminhada com Deus você tenha, se você enfrentar uma batalha hoje e não consultar o Senhor e obedecê-lo para essa situação atual, confiando apenas na sua experiência passada, o fracasso será inevitável;
  2. As estratégias de batalha podem ser diferentes para cada pessoa e situação: Tenha cuidado ao comparar a sua luta e a sua estratégia de batalha com a de outra pessoa. Deus poderá dar estratégias diferentes numa batalha mesmo lutando com um mesmo inimigo em comum que outra pessoa. Deus trata cada um e cada situação de forma única;
  3. Obediência conduz à vitória: Se tem algo que Deus ama é obediência, essa é com certeza a principal linguagem de amor de Deus e nós precisamos estar alinhados com a sua palavra e direção mesmo que ela no momento pareça loucura. Pense só, ir por trás era como fugir do inimigo. Davi um valente guerreiro fugindo do inimigo que acabou de derrotar? Era o que muitos poderiam ter pensado, seu exército poderia ter questionado, porém, ele sabia o que ouviu e de quem ouviu, obedecer é melhor do que sacrificar.

Logo adiante em 1ª Crônicas capitulo 15, Davi reconhece uma situação em que por não consultar o Senhor ele e seu povo sofreram terríveis consequências. Trata-se da missão de levar a arca da aliança de volta a Jerusalém.

“Pelo fato de vocês não terem carregado a arca na primeira vez, a ira do Senhor nosso Deus causou destruição entre nós. Nós não o tínhamos consultado sobre como proceder”.

1 Crônicas 15:13

No capítulo 13 Davi e seus homens na melhor das intenções decidem fazer esse transporte da arca, porém por não consultarem o Senhor e receber instruções adequadas eles sofrem como consequência com a morte de Uzá durante o trajeto.

“Davi e todos os israelitas iam dançando e cantando com todo o vigor diante de Deus, ao som de harpas, liras, tamborins, címbalos e cornetas.
Quando chegaram à eira de Quidom, Uzá esticou o braço e segurou a arca, porque os bois haviam tropeçado.
A ira do Senhor acendeu-se contra Uzá, e ele o feriu por ter tocado na arca. Uzá morreu ali mesmo, diante de Deus.”

1 Crônicas 13:8-10

Esse acontecimento trouxe medo a Davi e o povo de Israel e o maravilhoso plano de retorno da arca para Jerusalém fracassa.

Percebe que mesmo para fazer algo que é para o Senhor, referente as coisas do Senhor é preciso ter a direção dele? Você pode na melhor das intenções estar fazendo algo para obra de Deus, mas sem a presença dele e a direção dele tudo isso pode resultar em fracasso.

Após esse momento de luta que Davi enfrenta no capítulo 14 que descrevi anteriormente, sua dependência em Deus cresceu e as vitórias alcançadas fortalecem sua fé e dão a ele sabedoria sobre como agir diante de qualquer situação que se revela em seu caminho, essas experiências o capacitam para completar a missão de transportar a arca do jeito certo conforme nos apresenta o capítulo 15 de 1ª Crônicas.

Acredito que diante de tudo isso a grande estratégia para vencer qualquer batalha é viver na intimidade e dependência de Deus, obedecendo e confiando que ele sabe o que faz e como faz.

2 comentários em “Estratégias de Deus para batalhas!”

Deixe um comentário