Quem acompanha o catálogo da Netflix já deve ter se deparado com a série/novela Café com Aroma de Mulher. Este remake da novela clássica de 1994 conta a história de amor entre a trabalhadora rural Gaivota e Sebastián, um herdeiro da aristocracia cafeeira. A série com 88 episódios lançada no final de 2021 aborda temas clássicos e muito atuais para discussão. Nessa análise eu gostaria de compartilhar algumas impressões que tive como mulher cristã, 6 lições que aprendi com essa personagem que se bem avaliados podem servir de boa inspiração para mulheres.
https://www.netflix.com/br/title/81396406
ALERTA DE SPOILER
1.Gaivota é alegre e ama o que faz.
É evidente logo no primeiro capítulo o amor que a personagem tem pela música e alegria com que ela canta e faz o seu humilde trabalho como colhedora de café da fazenda em que ela e a mãe trabalham. Em dado momento, ela diz que se está contente canta e se está triste também canta, sua alegria e forma de encarar a vida contagiam todos a sua volta e isso me faz pensar sobre como nós não só como mulheres, mas como filhas de um Rei grande em poder e glória somos chamadas para ser luz por onde passarmos e independente das circunstâncias que vivemos, expressarmos essa alegria que o Senhor nos proporciona na alegria e na tristeza.
O Senhor é a minha força e o meu escudo;
nele o meu coração confia, e dele recebo ajuda.
Meu coração exulta de alegria,
e com o meu cântico lhe darei graças.
Salmos 28:7
Pois o Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e ALEGRIA no Espírito Santo;
Romanos 14:17
2. Ela é trabalhadora
Se tem algo que é forte nessa personagem é seu amor pelo trabalho que ela faz com paixão, não é de se admirar que ela deixe claro desde o início seu sonho de cultivar seu próprio café, além de ensinar e influenciar outras mulheres a fazerem o mesmo em uma cooperativa.
Muitos no lugar dela poderiam ter vergonha do trabalho que realiza por achar simplista e humilde demais, em uma sociedade que “dita” regras sobre o tipo de trabalho que é melhor ou não, esse poderia ser considerado sem valor. Entretanto, uma mulher que sabe o seu valor, e a importância do talento que lhe foi confiado não menospreza sua condição considerando-a inferior, pois nesse caso não cabe a comparação mas a virtude de fazer com amor e dedicação aquilo que lhe foi confiado.
Não estou dizendo que devemos nos conformar a uma condição e não querer evoluir e crescer, mas quando seus sonhos estão alinhados com os sonhos de Deus não importa o trabalho que você desempenhe seja dona de casa, mãe, empresária, médica, técnica, influencer, colhedora de café ou outra profissão, somos únicas e se Deus te colocou em determinado local, faça o seu melhor, busque em Deus se alinhar ao propósito dele e ele vai te prosperar e te usar onde você estiver.
Tudo que precisamos é não ter preguiça, não reclamar, não se comparar entendendo que você é única e Deus precisa de você exatamente no lugar em que você está, faça o seu melhor e ele te honrará.
Tudo o que fizerem, façam de todo o coração, como para o Senhor, e não para os homens,
3. Ela preza pela sua dignidade!
De acordo com o dicionário Oxford dignidade é: qualidade moral que infunde respeito; consciência do próprio valor; honra, autoridade, nobreza.
Esse trecho consciência do próprio valor me chamou atenção. No episódio 6 tem um trecho em que Gaivota conversa com Sebastian que a questiona sobre onde estava indo e ela muita segura sendo bem franca e direta com ele (apesar de já estar gostando dele) lhe diz que quer bem mais do que ele pode lhe dar e que não seria o segredo dele e motivo de vergonha perto de sua rica família.
Interessante que em um mundo em que muitas mulheres por medo de ficarem sozinhas ou perderem relacionamentos deixam de ser francas sobre seus valores inegociáveis e aceitam menos do que merecem, esse é um bom exemplo a se inspirar.
Deus nos fez únicas, somos filhas amadas e preciosas de um rei, ou seja, somos princesas e merecemos tratamento de realeza, não dá para aceitar qualquer coisa. Contudo, para ter esse tratamento precisamos primeiro ter consciência do nosso valor, segundo precisamos elencar e ter bem definidos os nossos valores inegociáveis.
Quais são seus princípios e valores inegociáveis? Quais você não abre mão por nada nesse mundo? Isso precisa estar muito claro e definido para nós e, em seguida, precisa ser esclarecido desde o início para cada relacionamento que inicia em nossas vidas
Ser honesto sobre esses valores para nós e para o outro desde o início dá a chance para o outro ter consciência de quem você é e o que quer, e ver se realmente está compatível com o que ele também acredita além de não fazer nenhum dos dois perder tempo. Não tenha medo de ser quem Deus te chamou para ser, não tenha vergonha de quem você é, entenda que você é mais preciosa que rubis.
4. Ela não tem vergonha da sua origem e honra a família!
Pode ser que muitas mulheres no lugar da Gaivota por perceber que um homem rico como Sebastian demonstra interesse por ela mudaria sua forma de agir na presença dele, teria vergonha da sua origem humilde. Mas o que ela faz é muito o contrário disso, é nítido o amor que ela tem pela mãe e pelo seu povo e como ela os honra. Mesmo vestida de forma simples nos cafezais, em nenhum momento ela muda seu jeito de agir ou sente vergonha para tentar parecer alguém que ela não é.
Quando uma mulher sabe o seu valor ela entende que esse valor está muito além da roupa que ela usa ou dinheiro que possui – não que isso não seja importante ou deva ser considerado, é importante que a mulher se vista e se arrume bem – sempre dentro da sua condição sem tentar parecer alguém que não é. As atitudes nobres da Gaviota é o que realmente chama a atenção do protagonista.
Vou mais além a dizer o que a palavra de Deus diz:
Enganosa é a beleza e vã a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa sim será louvada.
Dai-lhe do fruto das suas mãos, e deixe o seu próprio trabalho louvá-la nas portas.
Provérbios 31:30,31
Tem uma cena muito interessante quando Gaivota está no casamento do irmão do Sebastian e percebe que sua mãe (que no casamento está trabalhando servindo os convidados) está sendo sobrecarregada e destratada, ela não perde tempo em mesmo arrumada ajudar a mãe da forma como pode, mesmo que isso cause constrangimento, demonstrando sua humildade em servir e honrar a sua mãe.
Honra a teu pai e a tua mãe, que é o primeiro mandamento com promessa;
Para que te vá bem, e vivas muito tempo sobre a terra.
Efésios 6:2,3
5. Ela sabe o seu valor e não se vitimiza.
Nesse mesmo episódio do casamento (14) há um trecho de uma conversa do Ivan (irmão de Sebastian) com Gaivota em que ele a manda embora, humilha e diz coisas terríveis para ela. Logo depois a mãe dela aparece e pergunta se ele a tratou mal e a resposta dela foi de muita sabedoria, ela apenas diz: “nada importante”, em nenhum momento mesmo ouvindo tudo aquilo, ela chora, fica mal ou se vitimiza para a mãe ou para Sebastian, pelo contrário, ela não conta nada a eles e fica firme na sua posição de mulher de alto valor.
Sabe do que me lembrei, de Davi quando chega ao campo de batalha em que Golias está afrontando o exército israelita e ao falar com seu irmão ele é destratado:
E, ouvindo Eliabe, seu irmão mais velho, falar àqueles homens, acendeu-se a ira de Eliabe contra Davi, e disse: Por que desceste aqui? Com quem deixaste aquelas poucas ovelhas no deserto? Bem conheço a tua presunção, e a maldade do teu coração, que desceste para ver a peleja.
Então disse Davi: Que fiz eu agora? Porventura não há razão para isso?
E desviou-se dele para outro, e falou conforme àquela palavra; e o povo lhe tornou a responder conforme às primeiras palavras.
E, ouvidas as palavras que Davi havia falado, as anunciaram a Saul, que mandou chamá-lo.
E Davi disse a Saul: Não desfaleça o coração de ninguém por causa dele; teu servo irá, e pelejará contra este filisteu.
1 Samuel 17:28-32
A postura de Davi não foi se lamentar, chorar, brigar ou tentar provar para o irmão que ele estava errado. Davi se desviou dele, saiu de perto e não lhe deu ouvidos. Davi entendia seu valor e do Deus que ele servia, assim ele não necessitava se justificar nem tentar provar nada muito menos se vitimizar, em vez disso ele foi em direção ao cumprimento daquilo que foi chamado para fazer, derrubar o gigante
Mas aí você poderia me dizer tudo bem Davi conseguiu fazer isso porque estava bem, tinha acabado de ser ungido rei estava no seu melhor momento. Vamos analisar então outro episódio da vida de Davi, nesse, ele estava passando por um dos piores momentos de sua vida, seu próprio filho o traiu, roubou o trono e ele estava fugindo com seus homens e se depara com uma afronta, observe a reação dele:
Quando o rei Davi chegou a Baurim, um homem do povoado saiu ao seu encontro e começou a amaldiçoá-lo. Era Simei, filho de Gera, do mesmo clã da família de Saul.
Atirava pedras contra o rei, seus oficiais e os guerreiros que o cercavam.
“Saia daqui, assassino, bandido!”, gritava para Davi.
“O Senhor lhe está retribuindo por todo o sangue derramado no clã de Saul. Você roubou o trono, e agora o Senhor o entregou a seu filho Absalão. Finalmente está provando de seu próprio remédio, pois é assassino!”
Então Abisai, filho de Zeruia, disse: “Por que este cão morto amaldiçoa meu senhor, o rei? Dê a ordem, e eu cortarei a cabeça dele!”.
O rei, porém, disse: “Quem pediu a opinião de vocês, filhos de Zeruia? Se o Senhor mandou este homem me amaldiçoar, quem são vocês para questioná-lo?”.
Então Davi disse a Abisai e a todos os seus servos: “Meu próprio filho procura me matar. Não teria este parente de Saul ainda mais motivos para fazer o mesmo? Deixem-no em paz. Que ele me amaldiçoe, pois foi o Senhor que o mandou.
Talvez o Senhor veja que tenho sido injustiçado e me abençoe por causa dessas maldições de hoje”.
Assim, Davi e seus homens prosseguiram em seu caminho. Simei os seguia pela encosta de um monte próximo, amaldiçoando Davi e atirando pedras e terra contra ele.
2 Samuel 16:5-13
Qual será nossa reação diante das afrontas da vida? Diante de circunstâncias em que somos caluniadas, humilhadas o que fazer? Esses dois exemplos me mostraram que vale a pena se manter firme confiante do seu valor em Deus e por mais difícil que a situação seja aguardar em Deus a sua justiça que não falha e é correta a seu tempo.
6. Ela tem projetos e sonhos e luta por eles!
A protagonista passa por muitas adversidades em sua história, mas uma coisa me chama atenção ela tem projetos e sonhos que não se resumem somente a ela, mas também abençoar a vida de outras mulheres como ela.
É evidente que Gaivota tem um talento e amor para o cultivo do café e ela sonha em cultivar seu próprio café, porém, esse sonho vai além do beneficio próprio o objetivo dela é influenciar outras mulheres a terem seu próprio negócio, sonharem e ter independência financeira. Na reta final da série depois de tantas coisas que passou ela não deixa de sonhar e correr atrás dos seus sonhos, estudando e buscando colocar em ação seu projeto de uma cooperativa para mulheres.
Assim como todo novo projeto ela encontra dificuldades, resistência por parte dos maridos dessas mulheres e a princípio ela se irrita e não se conforma com isso, mas tanto ela como as mulheres aprendem uma lição muito interessante com a mulher que inspirou Gaivota nesse projeto, elas aprendem que o cuidado com o lar e a família podem caminhar junto com a realização do sonho pessoal e profissional da mulher desde que bem administrados.
No capítulo 82 a mulher que inspirou Gaivota se reúne com as mulheres da cooperativa e conta sua experiência pessoal de resistência por parte do marido e o que ela fez para contornar a situação e não foi abrir mão do casamento e da família nem impor nada, mas sabendo o seu papel de esposa e mãe encontrou alternativas de cumprir esse papel de forma eficiente e com isso conquistar o seu espaço e apoio do marido e da família.
Dizer que a mulher porque tem família deve escolher entre a carreira profissional e a família seria injusto com ela mesma e com sua própria família. Em vez disso é totalmente possível conciliar com a ajuda e benção de Deus o seu papel de esposa, mãe e mulher que trabalha e luta pelos seus sonhos e projetos. A mulher de provérbios 31 é um exemplo perfeito disso, ela acorda cedo cuida da sua casa e do seu lar, mas também é empresária e visionária.
Algo que aprendi com essa personagem e que encanta é que como mulher é importante que tenhamos algo que nos impulsione, sonhos, projetos que podem servir para o seu desenvolvimento pessoal e também o de outras pessoas, estamos nesse mundo para servir, os talentos que Deus nos confiou não são para serem enterrados, mas multiplicados para o bem da nossa família e de muitas pessoas que o Senhor quer alcançar.
Todos esses 06 pontos que aprendi com a Gaivota e que vão de encontro com muitos princípios bíblicos que eu acredito e norteiam minha vida me fazem perceber o valor e a missão incrível que Deus nos confiou como mulheres pertencentes ao seu reino. Compreenda o seu valor, reconheça os talentos que Deus te confiou e busque nele como utilizar cada talento a serviço do reino sendo a mulher de alto valor que Deus quer que você seja em cada esfera da sua vida.